Monday, June 28, 2010

As galinhas - Permacultura



No caso de Timor as galinhas andam livres, descansando nas árvores ou nos arbustos. Este é claramente um tipo de sistema simplificado, uma vez que requer um mínimo maneio; no entanto, as galinhas, tornam-se presas fáceis tanto para cães, como para gatos, ratos e cobras. Torna-se também difícil encontrar os ovos que sobrevivem aos predadores. As próprias fezes, que constituem um valioso fertilizante, não podem ser recolhidas e poderão ser forma de transmissão de patologias entre as galinhas.
Providenciar um espaço para as galinhas faz com que os ovos e as fezes possam ser recolhidos, os jovens protegidos e as galinhas podem ser suplementadas para que cresçam mais e rapidamente, pelo que é importante lembrar que as 4 primeiras semanas de vida são as mais importantes (McKenzie, 2008).

Após o primeiro ano de idade as galinhas são capazes de se alimentar a si próprias, podendo ser deixadas ao ar livre durante o dia (Mollison, 1991)

Uma área multifactorial para as galinhas tem diversos benefícios:
- impedirá as galinhas de danificarem as outras culturas;
- as árvores providenciam sombra e alimento quer para galinhas, quer para pessoas;
- grande quantidade de dejectos e excelente solo que pode ser retirado continuamente;
- frutas e vegetais que cresçam fora da área, mas próximos, beneficiarão dos nutrientes facultados pelos dejectos;
- podemos colocar sementes e ervas para as galinhas comerem, o que ajuda a reduzir o número destas no jardim (McKenzie, 2008).

Minhocas - Permacultura - Partilha

A informação que se segue foi disponibilizada por uma colega permacultora (Patrícia Mesquita) após um curso sobre minhocas na quinta dos 7 nomes ( http://quinta7nomes.weebly.com/ )

- Composto que cheira mal é um composto que correu mal! Deve-se incluir mais castanhos, mais carbono através de aparas de madeira, cartão demolhado e partido aos pedaços pequenos, palha, pequenos pauzinhos e folhas castanhas, etc... Também se observares fungos cinzentos, isso deve-se ao sobreaquecimento dos compostos e deverão ser colocadas 2 ou 3 camadas de castanhos. Dependendo do número de minhocas e das condições ambientais, as nossas queridas minhocas decompõem todo em três dias.

- As minhocas gostam de um ambientes húmidos mas não alagado! Pode-se utilizar o "líquido" que originam, que deverá sair por uns furos na base da caixa, previamente colocados, para fertilizar as plantas, quer as raízes quer as folhas (deve-se diluir em água para não ficar tão forte e depois pulverizar).

- Devem-se fazer camadas iguais de +/-5 centímetros de detritos (não cozinhados) orgânicos de cozinha e/ou casa de banho e depois fazer um de castanhos (acima enunciados); se for de cartão, deverá partir-se o cartão e depois demolhá-lo e colocar então duas ou três camadas de cartão.

CUIDADO: que não se deve de dar demasiada comida às minhocas, senão elas tentam sair uma vez que a comida começa a apodrecer e a fermentar. Daí dever-se-á, nos primeiros tempos, dar comida muito regradamente e ir controlando pouco a pouco, ganhando assim a sensibilidade para tomar conta das minhocas.

- Elas gostam de estar dentro de um compostos arejado, mas que não deixe a chuva entrar (elas não são lá muito boas nadadoras... ;o) O composto deverá estar à sombra, para não aquecer muito;

- Uma curiosidade, elas comem até três vezes o seu peso, 1 kg de minhocas come, portanto, 3 kg de detritos orgânicos.

- Por último, pôr o minímo de citrinos (laranjas, limões, etc); lá está, elas também não gostam de se refrescar com um bom sumo de laranja! ;o)

OBRIGADA PATRÍCIA

Minhocas - Permacultura



Constituem uma importante forma de reciclagem dos despedícios alimentares, entre outros, transformando-os em fertilizantes naturais. Tem a vantagem de poder ser utilizado tanto no interior, como no exterior, sem maus odores.

Os tipos de sistemas que podem integrar, têm princípios comuns, podendo ser adaptados conforme as circuntâncias. Elas comem quase tudo o que é orgânico, contudo não é aconselhável fornecer-lhes qualquer tipo de cebola, citrinos ou derivados de carne, pelos odores que poderão causar e pelo que tempo que demoram, contudo quando faculados acabam por ser digeridos quando esgotam tudo o resto.
É importante nunca disponibilizar estrume de animais previamente desparasitados, sob risco de matar as minhocas. Em algumas situações poderá ser benéfico alimentá-las com uma dieta de “engorda”, como por exemplo para a pesca.
Os dejectos deixados pelas minhocas, constituem um excelente fertilizante (com ovos), assim como o líquido produzido por elas, que é extraído através de pequenos furos na base.
O fertilizante líquido produzido pelas minhocas é muito forte,devendo ser por isso diluído numa proporção de 20:1, ser borrifado para aplicação directa nas folhas, servindo-lhes de alimento ou como fertilizante líquido em àrvores produtivas, especialmente.

O controlo da humidade pode constituir um problema apesar das minhocas serem bastante tolerantes. Normalmente, o alimento contém humidade suficiente, contudo poderá testar-se apertando uma mão cheia dos seus dejectos, se só resultarem algumas gotas está perfeito; se bastante húmidas, há a necessidade de repensar o sistema, protegendo-o melhor da chuva ou abrindo mais furos na base. Se, por outro lado, se encontrar bastante seca, adicionar àgua.
Normalmente, havendo boas quantidades de comida outros insectos são atraídos, o que não representa qualquer problema, a não ser que seja colocados restos de carne. Estes insectos desempenham um importante papel na tarefa de transformar desperdícios alimentares (humanos e animais) em composto. As moscas de maiores dimensões são fáceis de manter afastadas uma vez que o material fornecido para consumo está coberto, o que protege também de pássaros e outro animais. Deverão aparecer muitas moscas pequenas, que conseguem passar pelos furos de ventilação, mas não constituem qualquer constrangimento para o sistema, encontrar-se-ão larvas que também são benéficas à transformação. A presença de bolor pode indicar que estão a ser sobrealimentadas, o que faz com que se acumule matéria que vai permitir a proliferação de fungos, ou que está a ser deixada algum tipo em particular ( por exemplo, citrinos, que só vão ingerir em último lugar). A putrefacção constitui um outro sinal de sobrealimentação com alimentos com elevados níveis de nitrogénio, que podemos contrabalançar adicionando matéria seca rica em carbono (ex: papel de jornal) (Lawton, http://www.mitra.biz/howto_wormfarm.htm; Mckenzie, 2008).
Constituem ainda uma fonte de proteína animal, utilizada em diversos países, nomeadamente Colômbia, onde é muito apreciada; além de ser também exportada. Possui cerca de 98% de proteína animal digestível, rica em fosfolípidos e em esteróides livres que ajudam o desenvolvimento, em especial a ovulação. Em alguns locais da Índia, constituem uma alternativa ao peixe (Nadu, 2006).

Sunday, June 27, 2010

Os coelhos - Permacultura



Os coelhos são óptimos produtores de fertilizante biológico, podendo também ser utilizada a sua carne para a alimentação e em algumas raças (ex: Angorá) o seu pêlo constitui um valioso produto, tanto para uso doméstico como para venda. Porém, terão de estar devidamente controlados, num espaço próprio, uma vez que danificam os solos e a vegetação.

Um excelente aproveitamento dos seus dejectos, faz-se através da criação de coelhos em estruturas colocadas acima de caixas que contêm minhocas (Fig. 1) , de forma a que estas os transformem, produzindo composto de alta qualidade(Mollison, 1991).

CONSULTAR: "New Project -Rabbits" updated

Thursday, June 10, 2010