Monday, June 28, 2010

As galinhas - Permacultura



No caso de Timor as galinhas andam livres, descansando nas árvores ou nos arbustos. Este é claramente um tipo de sistema simplificado, uma vez que requer um mínimo maneio; no entanto, as galinhas, tornam-se presas fáceis tanto para cães, como para gatos, ratos e cobras. Torna-se também difícil encontrar os ovos que sobrevivem aos predadores. As próprias fezes, que constituem um valioso fertilizante, não podem ser recolhidas e poderão ser forma de transmissão de patologias entre as galinhas.
Providenciar um espaço para as galinhas faz com que os ovos e as fezes possam ser recolhidos, os jovens protegidos e as galinhas podem ser suplementadas para que cresçam mais e rapidamente, pelo que é importante lembrar que as 4 primeiras semanas de vida são as mais importantes (McKenzie, 2008).

Após o primeiro ano de idade as galinhas são capazes de se alimentar a si próprias, podendo ser deixadas ao ar livre durante o dia (Mollison, 1991)

Uma área multifactorial para as galinhas tem diversos benefícios:
- impedirá as galinhas de danificarem as outras culturas;
- as árvores providenciam sombra e alimento quer para galinhas, quer para pessoas;
- grande quantidade de dejectos e excelente solo que pode ser retirado continuamente;
- frutas e vegetais que cresçam fora da área, mas próximos, beneficiarão dos nutrientes facultados pelos dejectos;
- podemos colocar sementes e ervas para as galinhas comerem, o que ajuda a reduzir o número destas no jardim (McKenzie, 2008).

3 comments:

  1. Olá,

    também se pode fazer uma casa para galinhas amovível... Dá muito jeito e assim as galinhas podem "andar (+/-) de um lado para o outro" e os ovos estão sempre no mesmo sítio...

    Vou ver se encontro uma fotografia para verem...

    Beijinhos,
    Pat

    ReplyDelete
  2. Olá Patrícia, É o que estas casas são. Estão fotos em post mais atrás. Bjinhos

    ReplyDelete
  3. Já tinha visto... eu é que comecei a ver desde o início para o fim... ;o)

    Ainda não obtive mais nenhuma informação sobre animais (ainda por cima emprestei os meus livros sobre permacultura, shame on me).

    E vai dando mais novidades aqui no blog, ok?

    Beijinhos,
    Pat

    ReplyDelete