Monday, June 28, 2010

Minhocas - Permacultura



Constituem uma importante forma de reciclagem dos despedícios alimentares, entre outros, transformando-os em fertilizantes naturais. Tem a vantagem de poder ser utilizado tanto no interior, como no exterior, sem maus odores.

Os tipos de sistemas que podem integrar, têm princípios comuns, podendo ser adaptados conforme as circuntâncias. Elas comem quase tudo o que é orgânico, contudo não é aconselhável fornecer-lhes qualquer tipo de cebola, citrinos ou derivados de carne, pelos odores que poderão causar e pelo que tempo que demoram, contudo quando faculados acabam por ser digeridos quando esgotam tudo o resto.
É importante nunca disponibilizar estrume de animais previamente desparasitados, sob risco de matar as minhocas. Em algumas situações poderá ser benéfico alimentá-las com uma dieta de “engorda”, como por exemplo para a pesca.
Os dejectos deixados pelas minhocas, constituem um excelente fertilizante (com ovos), assim como o líquido produzido por elas, que é extraído através de pequenos furos na base.
O fertilizante líquido produzido pelas minhocas é muito forte,devendo ser por isso diluído numa proporção de 20:1, ser borrifado para aplicação directa nas folhas, servindo-lhes de alimento ou como fertilizante líquido em àrvores produtivas, especialmente.

O controlo da humidade pode constituir um problema apesar das minhocas serem bastante tolerantes. Normalmente, o alimento contém humidade suficiente, contudo poderá testar-se apertando uma mão cheia dos seus dejectos, se só resultarem algumas gotas está perfeito; se bastante húmidas, há a necessidade de repensar o sistema, protegendo-o melhor da chuva ou abrindo mais furos na base. Se, por outro lado, se encontrar bastante seca, adicionar àgua.
Normalmente, havendo boas quantidades de comida outros insectos são atraídos, o que não representa qualquer problema, a não ser que seja colocados restos de carne. Estes insectos desempenham um importante papel na tarefa de transformar desperdícios alimentares (humanos e animais) em composto. As moscas de maiores dimensões são fáceis de manter afastadas uma vez que o material fornecido para consumo está coberto, o que protege também de pássaros e outro animais. Deverão aparecer muitas moscas pequenas, que conseguem passar pelos furos de ventilação, mas não constituem qualquer constrangimento para o sistema, encontrar-se-ão larvas que também são benéficas à transformação. A presença de bolor pode indicar que estão a ser sobrealimentadas, o que faz com que se acumule matéria que vai permitir a proliferação de fungos, ou que está a ser deixada algum tipo em particular ( por exemplo, citrinos, que só vão ingerir em último lugar). A putrefacção constitui um outro sinal de sobrealimentação com alimentos com elevados níveis de nitrogénio, que podemos contrabalançar adicionando matéria seca rica em carbono (ex: papel de jornal) (Lawton, http://www.mitra.biz/howto_wormfarm.htm; Mckenzie, 2008).
Constituem ainda uma fonte de proteína animal, utilizada em diversos países, nomeadamente Colômbia, onde é muito apreciada; além de ser também exportada. Possui cerca de 98% de proteína animal digestível, rica em fosfolípidos e em esteróides livres que ajudam o desenvolvimento, em especial a ovulação. Em alguns locais da Índia, constituem uma alternativa ao peixe (Nadu, 2006).

2 comments:

  1. Olá,

    "papel de jornal" eu não aconselho o papel de jornal, uma vez que as minhocas não sabem ler (é mesmo pela tinta...) ;o)

    Em substituição, pode-se usar palha, aparas de madeira ou cartão cortado em pequenos pedaços e demolhado antes de pôr por cima...

    Beijinhos,
    Pat

    ReplyDelete
  2. Obrigada, Patrícia!! :) Já Fica mais uma ajuda!! hehehe

    ReplyDelete