Monday, June 28, 2010

Minhocas - Permacultura - Partilha

A informação que se segue foi disponibilizada por uma colega permacultora (Patrícia Mesquita) após um curso sobre minhocas na quinta dos 7 nomes ( http://quinta7nomes.weebly.com/ )

- Composto que cheira mal é um composto que correu mal! Deve-se incluir mais castanhos, mais carbono através de aparas de madeira, cartão demolhado e partido aos pedaços pequenos, palha, pequenos pauzinhos e folhas castanhas, etc... Também se observares fungos cinzentos, isso deve-se ao sobreaquecimento dos compostos e deverão ser colocadas 2 ou 3 camadas de castanhos. Dependendo do número de minhocas e das condições ambientais, as nossas queridas minhocas decompõem todo em três dias.

- As minhocas gostam de um ambientes húmidos mas não alagado! Pode-se utilizar o "líquido" que originam, que deverá sair por uns furos na base da caixa, previamente colocados, para fertilizar as plantas, quer as raízes quer as folhas (deve-se diluir em água para não ficar tão forte e depois pulverizar).

- Devem-se fazer camadas iguais de +/-5 centímetros de detritos (não cozinhados) orgânicos de cozinha e/ou casa de banho e depois fazer um de castanhos (acima enunciados); se for de cartão, deverá partir-se o cartão e depois demolhá-lo e colocar então duas ou três camadas de cartão.

CUIDADO: que não se deve de dar demasiada comida às minhocas, senão elas tentam sair uma vez que a comida começa a apodrecer e a fermentar. Daí dever-se-á, nos primeiros tempos, dar comida muito regradamente e ir controlando pouco a pouco, ganhando assim a sensibilidade para tomar conta das minhocas.

- Elas gostam de estar dentro de um compostos arejado, mas que não deixe a chuva entrar (elas não são lá muito boas nadadoras... ;o) O composto deverá estar à sombra, para não aquecer muito;

- Uma curiosidade, elas comem até três vezes o seu peso, 1 kg de minhocas come, portanto, 3 kg de detritos orgânicos.

- Por último, pôr o minímo de citrinos (laranjas, limões, etc); lá está, elas também não gostam de se refrescar com um bom sumo de laranja! ;o)

OBRIGADA PATRÍCIA

No comments:

Post a Comment