Sunday, August 8, 2010

AQUACULTURA






Uma reserva de água natural ou construída permite o armazenamento de calor, a limpeza de poluentes, constituíndo também um sistema de transporte, uma barreira ao fogo, um recurso recreativo e um armazenamento de energia ( Mollison, 1991).
Os viveiros podem providenciar peixe, marisco e enguias, que podem servir tanto para consumo directo como que para venda. Podem ser também plantado agrião, inhame branco, juncos e lótus, para alimentação. Poderão criar-se em seu redor , àrvores de fruto, bambú, vegetais e entre outros. A criação de peixes é apenas uma pequena parte de um sistema saudável de aquacultura, existem muitos outros factores que ajudam a sua produtividade e saúde, pelo que as plantas, bactérias, insectos, àrvores e outros animais desempenham papéis importantes (Mckenzie, 2008).
Os viveiros ou sistemas de permacultura são considerados muito mais produtivos que um sistema eficiente em terra, pelo constante aporte de água, nutrientes sob uma forma facilmente assimilável.
Apesar de um sistema de aquacultura dever ser pensado com um objectivo particular (seja ele um tipo específico de peixe, crustácio ou planta), é importante combinar uma variedade de espécies aquáticas para preencher os nichos disponíveis nos viveiros ou que assistam o produto primário (Mollison, 1991).
Os animais aquáticos são excelente fonte de proteína e de nutrientes, mesmo um viveiro de dimensões pequenas, pode ser a diferença no melhoramento da alimentação e saúde, especialmente das crianças.
Um sistema de aquacultura irá providenciar mais quantidade proteína animal para uma mesma àrea, do que qualquer outra espécie. Constitui uma mais valia nas zonas inetriores e montanhosas, sem acesso directo aos mares. Após a recolha dos peixes, os viveiros ao serem limpos facultam fertilizante de alta qualidade para as plantas, contudo a sua aplicação deve ser cuidada, uma vez que é muito forte, contendo elevados níveis de nitrogénio. A própria àgua pode ser reciclada pelas plantas.
São sistemas óptimos para transformação dos desperdícios dos animais e das plantas, fazendo com que o rendimento da terra seja melhorado. Podem ser construídos em locais com terrenos pobres, de baixa produção ou para terrenos que não possam ser usados para outro tipo de sistema, tais como zonas pantanosas. Podendo também ser incorporado em zonas de depósitos de água, por exemplo.
Um sistema de aquacultura permite incorporar a produção de arroz, galinhas e patos; beneficiando-se mutuamente. Constitui um reservatório de água e um local para sua drenagem, nas estações húmidas.
Têm uma acção sobre o clima envolvente, atenuando o calor ou o frio, tornando-os espaços mais agradáveis/suportáveis.

No comments:

Post a Comment