Monday, August 9, 2010

CABRAS





São animais fortes e bastante adaptáveis que originam diversos produtos, além de poderem ser utilizados para trabalho, limpando os terrenos e controlando pestes. Porém, como característica inerente à espécie, destroiem bastante, o que exige um bom maneio. Representam bastantes benefícios, contudo segundo a experiência do autor, são mais produtivas em pequenos grupos que em grandes efectivos. As galinhas, os peixes, patos e porcos são considerados mais produtivos, contudo são uma mais valia em terrenos secos.
Os parques das cabras são usados para as guardar durante a noite, necessitam providenciar abrigo das chuvas e dos ventos, além de àgua e alimento. O piso terá de se manter seco durante as épocas húmidas e deverá ser fácil de limpar. A palha da cama deve ser mudada regularmente ( uma vez por semana), nas estações húmidas e pelo menos uma vez por mês, nas secas; contudo em ambas dever-se-á limpar o parque de dois em dois dias, por forma a reduzir o risco de patologias. A palha ao ser recolhida está rica em fezes o que deverá ser reutilizado como fertilizante. O parque poderá ter paredes ou não, mas cercas fortes em toda a volta, deverão colocar-se também àrvos que sirvam simultâneamente de sombra e de alimento Os sistemas rotativos são uma optima forma de maneio para as cabras, uma vez que não se sujeita uma mesma àrea a stress excessivo, repartindo-o. O espaço para cada Àrea está obviamente dependente do número de cabras e do espaço e forma dos terrenos. O número de cabras por hectare varia de acordo com a qualidade da patagem (desde vegetação de elevada qualidade- 3 a 4 por hectare; a baixa qualidade- 1 por hectare), contudo não deverão exceder-se as 4 cabras por hectare, mesmo que se aumente disponibilidade de alimento. As cercas vivas adquirem particular interesse num parque para cabras, uma vez que vão ser elas próprias fonte alimentar, porém são “devoradas” se introduzidas muito cedo, sendo então mais apropriado começar com uma cerca real, que durará alguns anos, o que é suficiente para que as cercas vivas se estabeleçam, sendo então substituídas; ou então devrão estar incoorporadas algumas àrvores que as cabras não apreciem.
As cabras podem ser mudadas de local com maior regularidade, o que não só faz com que não “destruam” a vegetação, como permitem a rebrota de vegetação mais rica.
O sal marinho parece ser particularmente importante para algumas raças, devendo ser facultado. Como forma de combater as parasitoses, como já foi referenciado para as galinhas, podemos fornecer de forma regular sementes de papaia e folhas de amoreira. Ao diminuir o parasitismo, são atingidos ganhos superiores e baixa taxa de mortalidade além de serem evitadas muitas patologias gastrointestinais. As cabras ão muitas vezes portadoras de coccidias, que sob boas condições de saúde e de higiene, não constituem riscos. Porém a coccidiose é, em todo o mundo, um problema que deve ser contemplado, devendo ser atribuída particular atenção ao estado higieno-sanitário do parque na época de partos, uma vez que o seu melhor tratamento é a prevenção.
A produção de leite é contínua, podendo dele produzir iogurte e queijo, contudo em alguns locais, nomeadamente em Timor, não é bem explorada. A ordenha requer treino específico, equipamento e cuidados que por vezes não estão disponíveis.
Um parque de cabras fornece grandes quantidades de estrume, que pode ser adicionado a compostos e a compostos líquidos, também podem ser espalhadas em torno do milho ou mandioca, por exemplo, para melhorar a produção(Mckenzie, 2008).

No comments:

Post a Comment